Sunday, March 12, 2006

 

Como administrar a informação em Marketing e mensurar a demanda de mercado






Como administrar a informação em Marketing e mensurar a demanda de mercado

Marketing quantitativo

PROFESSOR JOÃO CARLOS MERLIM




A importância das informações de Marketing

Marketing global – VISÃO GLOBAL

Enfoque dos desejos em substituição ao enfoque nas necessidades do compradores

(CONCEITO DE KOTLER)

Concorrência não baseada em preço em substituição à concorrência de preço

(FUNDAMENTOS DE KOTLER)




Sistema de Informações de Marketing

Pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing.

Processo fundamental para realização do processo de pesquisa.




Componetes do Sistema de Informações de Marketing

Administradores

de Marketing

Analise

Planejamento

Implementação

Controle




Ambiente
de Marketing

Mercados-Alvo

Canais de

Marking

Concorrentes

Públicos

Forças

Macroambientais

Avaliação das

necessidades

de informação

Distribuição

das

informações

Registros

internos

Inteligência
de
Marketing

Análise de apoio
às decisões de
marketing

Pesquisa
de

Marketing




Registros Internos

Ciclo de Pedido – quantidade de pedidos por determinado período a ser fornecido pela empresa.

Sistema de relatório de vendas – análise das vendas com bases nos relatórios, com suas varíaveis ascendentes e descendentes. (altos e baixos do período)




Sistema de Inteligência de Marketing

Conjunto de procedimentos e fontes usado por administradores para obter informações diárias sobre os desenvolvimentos pertinentes no ambiente de marketing, conforme desempenho e resoltado dos departamentos, colhidos sobre todo o processo que envolve a operação, por gráficos e relatórios.




Sistema de Pesquisa de Marketing

Planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre um situação específica de marketing.

Nesta fase é fundamental o levantamento de todos os dados possíveis para a criação de uma estratégia eficaz da pesquisa




Sistema de Pesquisa de Marketing

Fornecedores de Pesquisa de Marketing




Sistema de Pesquisa de Marketing

Processo de pesquisa de marketing




Sistema de Pesquisa de Marketing

Processo de pesquisa de marketing




Sistema de Pesquisa de Marketing

Processo de pesquisa de marketing




Sistema de Pesquisa de Marketing

Processo de pesquisa de marketing




Sistema de Pesquisa de Marketing

Características de uma boa pesquisa de marketing




Sistema de Pesquisa de Marketing

Superação de barreiras ao uso de pesquisa de marketing




Sistema de Apoio à Decisão de Marketing

Conjunto coordenado de dados em sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de apoio pelos quais uma organização reúne e interpreta informações relevantes da empresa e do ambiente transformando-as em base para a ação de marketing.

É fundamental que os envolvidos no processo decisório estejam afinados com todas as ferramentas e informações




Visão Geral da Previsão e da Mensuração da Demanda

Que mercado mensurar?

Mercado
todos os compradores reais e potenciais de um produto

Mercado Potencial
consumidores que manifestam interesse por uma oferta

Mercado Disponível

Mercado potencial que tem renda e acesso a uma oferta

Mercado Disponível Qualificado
Mercado Disponívelquetem qualificação para determiada Oferta

Mercado Atendido

Mercado Disp. Qualif. Que a empresa pretende atingir

Mercado Penetrado
conjunto de consumidores que já compram o produto




Cálculo da Demanda e Potencial de mercado

Potencial de mercado

(fase de prosperidade)

Demanda de mercado

(fase de recessão)

Gastos de marketing do setor industrial

Previsão de Mercado

Gasto Planejado

Demanda da Empresa




Estimativa da demanda atual

Potencial Total de Mercado:




Estimativa da demanda atual

Potencial de Mercado de Área

Método de Desenvolvimento de Mercado

Metodo de Indexação Multifatorial

Estimativa das Vendas do Setor Industrial e das Participações de Mercado




Estimativa de demanda Futura

Fontes Macroeconomicas – posicionamento mercadologiro

Levantamento das Intenções dos compradores – através de pesquisas

Composição das Opiniões da força de Vendas – conforme resposta do mercado

Opnião de Especialistas – consultores, mensudadores de mercado

Método de Testes de Mercado – degustações, demonstrações, etc...


Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?