Sunday, March 12, 2006
Como administrar a informação em Marketing e mensurar a demanda de mercado
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Como administrar a informação em Marketing e mensurar a demanda de mercado
Marketing quantitativo
PROFESSOR JOÃO CARLOS MERLIM
A importância das informações de Marketing
Marketing global – VISÃO GLOBAL
Enfoque dos desejos em substituição ao enfoque nas necessidades do compradores
(CONCEITO DE KOTLER)
Concorrência não baseada em preço em substituição à concorrência de preço
(FUNDAMENTOS DE KOTLER)
Sistema de Informações de Marketing
Pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing.
Processo fundamental para realização do processo de pesquisa.
Componetes do Sistema de Informações de Marketing
Administradores
de Marketing
Analise
Planejamento
Implementação
Controle
Ambiente
de Marketing
Mercados-Alvo
Canais de
Marking
Concorrentes
Públicos
Forças
Macroambientais
Avaliação das
necessidades
de informação
Distribuição
das
informações
Registros
internos
Inteligência
de
Marketing
Análise de apoio
às decisões de
marketing
Pesquisa
de
Marketing
Registros Internos
Ciclo de Pedido – quantidade de pedidos por determinado período a ser fornecido pela empresa.
Sistema de relatório de vendas – análise das vendas com bases nos relatórios, com suas varíaveis ascendentes e descendentes. (altos e baixos do período)
Sistema de Inteligência de Marketing
Conjunto de procedimentos e fontes usado por administradores para obter informações diárias sobre os desenvolvimentos pertinentes no ambiente de marketing, conforme desempenho e resoltado dos departamentos, colhidos sobre todo o processo que envolve a operação, por gráficos e relatórios.
Sistema de Pesquisa de Marketing
Planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre um situação específica de marketing.
Nesta fase é fundamental o levantamento de todos os dados possíveis para a criação de uma estratégia eficaz da pesquisa
Sistema de Pesquisa de Marketing
Fornecedores de Pesquisa de Marketing
Departamento interno da empresa ou agência especializada
Usar serviços de informação on-line (internet)
Checagem de concorrentes
Empresas de serviços de pesquisa: Setorizados, por encomenda e linhas especializadas
Sistema de Pesquisa de Marketing
Processo de pesquisa de marketing
Etapa 1: Definição do Problema e Objetivos de Pesquisa
Esse processo depende fundamentalmente do foco da pesquisa, que será definido conforme a necessidade da empresa.
O foco pode ser um problema(a ser resolvido) ou um objetivo( a ser atingido)
Sistema de Pesquisa de Marketing
Processo de pesquisa de marketing
Etapa 2: Desenvolvimento do Plano de Pesquisa
Fontes de dados: Fontes Internas; Publicações Governamentais, Periódicos e Livros e Dados Comerciais.
Abordagens de Pesquisa: Pesquisa por Observação, Pesquisa de Grupo Foco, Pesquisa de levantamentoe Pesquisa Experimental
Instrumentos de Pesquisa: Questionários, Instrumentos mecânicos – diretamente aplicados
Sistema de Pesquisa de Marketing
Processo de pesquisa de marketing
Etapa 2: Desenvolvimento do Plano de Pesquisa
Plano de amostragem:Unidade de amostragem (quem será pesquisado?), Tamanho da amostra (quantas pessoas devem ser pesquisadas?), Procedimento de amostragem (como os respondentes devem ser escolhidos?)
Métodos de contato: Questionário enviado pelo correiio, Entrevista por telefone, entrevista pessoal
Essa etapa começa a definir o caminho da pesquisa
Sistema de Pesquisa de Marketing
Processo de pesquisa de marketing
Etapa 3: Coleta de Informações – através da aplicação dos questionários.
Etapa 4: Análise das Informações – tabulação e copilação dos dados informados para parametrização dos percentuais
Etapa 5: Apresentação dos Resultados – análise final dos percentuais
Sistema de Pesquisa de Marketing
Características de uma boa pesquisa de marketing
Método científico – obedecer os critérios mensuradores.
Criatividade da pesquisa – ser o mais abragente quanto a finalidade e objetivos.
Métodos múltiplos – oferecer alternativas sem fugir da metodologia
Valor e custo da informação – manter relação custobenfício racional
Ceticismo saudável – é importante que haja questionamentos e dúvidas para discussões.
Marketing Ético – obedecer princípios, direitos e obrigações
Sistema de Pesquisa de Marketing
Superação de barreiras ao uso de pesquisa de marketing
Concepção estreita da pesquisa de marketing – deve haver conhecimento pleno do processo e sua importancia.
Experiência desigual dos pesquisadores de marketing – a hegemonia é fundamental
Resultados atrasados e erros ocasionais da pesquisa de marketing – devem ser corrigidos e administrados a tempo sem comprometer o processo e sua finalidade
Sistema de Apoio à Decisão de Marketing
Conjunto coordenado de dados em sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de apoio pelos quais uma organização reúne e interpreta informações relevantes da empresa e do ambiente transformando-as em base para a ação de marketing.
É fundamental que os envolvidos no processo decisório estejam afinados com todas as ferramentas e informações
Visão Geral da Previsão e da Mensuração da Demanda
Que mercado mensurar?
Mercado
todos os compradores reais e potenciais de um produto
Mercado Potencial
consumidores que manifestam interesse por uma oferta
Mercado Disponível
Mercado potencial que tem renda e acesso a uma oferta
Mercado Disponível Qualificado
Mercado Disponívelquetem qualificação para determiada Oferta
Mercado Atendido
Mercado Disp. Qualif. Que a empresa pretende atingir
Mercado Penetrado
conjunto de consumidores que já compram o produto
Cálculo da Demanda e Potencial de mercado
Potencial de mercado
(fase de prosperidade)
Demanda de mercado
(fase de recessão)
Gastos de marketing do setor industrial
Previsão de Mercado
Gasto Planejado
Demanda da Empresa
Estimativa da demanda atual
Potencial Total de Mercado:
Q = n q p
Q = potencial total do mercado
n = número de compradores de um produto sob determinadas condições
q = quantidade comprada por um comprador médio
p = preço médio unitário
Estimativa da demanda atual
Potencial de Mercado de Área
Método de Desenvolvimento de Mercado
Metodo de Indexação Multifatorial
B = 0,5y + 0,3 r + 0,2 p
Estimativa das Vendas do Setor Industrial e das Participações de Mercado
Estimativa de demanda Futura
Fontes Macroeconomicas – posicionamento mercadologiro
Levantamento das Intenções dos compradores – através de pesquisas
Composição das Opiniões da força de Vendas – conforme resposta do mercado
Opnião de Especialistas – consultores, mensudadores de mercado
Método de Testes de Mercado – degustações, demonstrações, etc...